terça-feira, 19 de abril de 2011

Restaurante Universitário


  A briga por um restaurante universitário na UNIFAL pé uma briga antiga dos estudantes.  Um breve histórico e informes dos ocorridos:

2006
  Houve um manifesto em prol do restaurante, neste evento estudantes trancaram a universidade no campus de Alfenas. 
2009
A briga continua, em 2009 ocorreu outro protesto, também com um dos objetivos a construção do restaurante. Alunos acamparam dentro da universidade por alguns dias.
2010
  Foi criada uma comissão, COPAES, de discentes e docentes, a fim de avaliar a melhor gestão para o R.U. Após algumas visitas em outros R.Us ficou decido que a auto-gestão seria a mais viável para uma refeição barata.
 Essa auto-gestão funciona da seguinte forma : A universidade tem a responsabilidade de gerir o restaurante, porem alguns técnicos como faxineiras e cozinheiras teria que ser terceirizado, por motivos legais. Desta maneira não teria ninguém visando lucro com a alimentação.
  Uma licitação foi aberta em 2010 para a terceirização, sem ouvir aquilo que a comissão recomendou.
  No final do segundo semestre de 2010, os estudantes fizerem um abaixo assinado e uma audiência publica com o reitor, Paulo Marcio, exigindo um subsidio imediato maiores que os R$0,50 oferecidos pela UNIFAL e uma auto-gestão futura.
2011
  No campus de Alfenas foi organizado um almoço alternativo em frente ao R.U como forma de protesto. E no campus de Poços de Caldas os estudantes paralisaram e distribuíram marmita dentro do restaurante.
  Após os manifestos a reitoria sentou novamente para discutir o assunto, e então ficou decido de montar novamente uma comissão com três discentes para analisar o que pode ser feito. Estes três discentes, Flávio (Bola), Ana Paola (Paula) e Renan foram indicados.
  E o movimento não parou, antes da primeira reunião já estávamos olhando a viabilidade de cada processo. Estamos já conversando com o prefeito e acredito que teremos uma boa noticia em breve.
  Em breve mais noticias e provavelmente uma assembléia para decidirmos o futuro do R.U.

Nenhum comentário:

Postar um comentário