quarta-feira, 20 de abril de 2011

Prestação de contas





  Na prestação tem R$315,00 que ficou comigo no final do ano. Mas já estou acertando e nas próximas prestações já estará quitado. Desculpe,

Flávio H. Veneroso

terça-feira, 19 de abril de 2011

Reunião Prace – dia 31/03


No dia 31/03 fui convidado para participar da reunião em que foi discutido o regimento atual da PRACE. Antes de tudo, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) é o órgão responsável pelo planejamento, pela execução e pela avaliação de políticas de apoio à comunidade universitária da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, incluindo políticas e programas de assistência estudantil, com o intuito de promover o bem-estar e os meios de assegurar a permanência na Instituição, baseando-se no princípio da maior equidade.
A reunião deu-se bem, algumas mudanças foram sugeridas e o regimento está sendo corrigido. Acredito que a melhor maneira de se inteirar sobre o regimento é lendo ele! Em anexo está o regimento com as correções discutidas na reunião e a versão sem correções. As alterações feitas foram em grande maioria de erros de concordância e formatação. Uma comparação entre os documentos deixa isso bem claro. Saibam que regimento ainda não foi validado, portanto ainda está em fase de finalização. Leiam com atenção para entender melhor a Unifal!
Estamos aqui, não somente notificando, mas também oferecendo espaço para a participação dos discentes. O papel do DCE em mediar a comunicação entre a administração da faculdade e os discentes está sendo feita, faça a sua também! Qualquer sugestão sobre o regimento nos procure em dcediversidade@googlegroups.com ou procure um de nós!
E sigam-nos no twitter @dcediversidade

Pedro Torres de Oliveira
Coordenadoria Geral

Restaurante Universitário


  A briga por um restaurante universitário na UNIFAL pé uma briga antiga dos estudantes.  Um breve histórico e informes dos ocorridos:

2006
  Houve um manifesto em prol do restaurante, neste evento estudantes trancaram a universidade no campus de Alfenas. 
2009
A briga continua, em 2009 ocorreu outro protesto, também com um dos objetivos a construção do restaurante. Alunos acamparam dentro da universidade por alguns dias.
2010
  Foi criada uma comissão, COPAES, de discentes e docentes, a fim de avaliar a melhor gestão para o R.U. Após algumas visitas em outros R.Us ficou decido que a auto-gestão seria a mais viável para uma refeição barata.
 Essa auto-gestão funciona da seguinte forma : A universidade tem a responsabilidade de gerir o restaurante, porem alguns técnicos como faxineiras e cozinheiras teria que ser terceirizado, por motivos legais. Desta maneira não teria ninguém visando lucro com a alimentação.
  Uma licitação foi aberta em 2010 para a terceirização, sem ouvir aquilo que a comissão recomendou.
  No final do segundo semestre de 2010, os estudantes fizerem um abaixo assinado e uma audiência publica com o reitor, Paulo Marcio, exigindo um subsidio imediato maiores que os R$0,50 oferecidos pela UNIFAL e uma auto-gestão futura.
2011
  No campus de Alfenas foi organizado um almoço alternativo em frente ao R.U como forma de protesto. E no campus de Poços de Caldas os estudantes paralisaram e distribuíram marmita dentro do restaurante.
  Após os manifestos a reitoria sentou novamente para discutir o assunto, e então ficou decido de montar novamente uma comissão com três discentes para analisar o que pode ser feito. Estes três discentes, Flávio (Bola), Ana Paola (Paula) e Renan foram indicados.
  E o movimento não parou, antes da primeira reunião já estávamos olhando a viabilidade de cada processo. Estamos já conversando com o prefeito e acredito que teremos uma boa noticia em breve.
  Em breve mais noticias e provavelmente uma assembléia para decidirmos o futuro do R.U.

terça-feira, 12 de abril de 2011

O real problema ocorrido no DCE-LF

Texto escrito pelo secretário do DCE, peço que leiam e divulguem pra todos:

        "Como todos sabem, o DCE-LF está lacrado. Este problema infelizmente não se deve as últimas gestões, mas às gestões de duas décadas atrás.
        Pra quem não sabe o DCE-LF, com sua sede atual na Rua Nicolau Coutinho n°25, foi oficialmente sediado como patrimônio próprio dos estudantes em meados da década de 70. Ao longo do tempo, obteve poucas reformas e tinha como mantimento básico os bares culturais realizados pelos estudantes que começavam às 18hrs e terminavam às 22hrs. Com o passar do tempo esses tipos de bares mudaram e o problema de falta de alvará piorou de uma década pra cá.
        Em 2001 o DCE-LF entrou praticamente a “falência” devido a um fiasco de evento e a má gestão, o que acarretou uma dívida de 48 mil reais que só conseguiu ser quitada na gestão de 2008.
        Em 2003, outra bomba ocorreu. Por causa de um bar cultural que perturbou os vizinhos, o DCE-LF foi lacrado pela primeira vez pela prefeitura municipal de Alfenas, sendo que até hoje o processo se encontra em aberto. Para retirar o lacre a gestão da época assinou um termo de responsabilidade em não realizar mais “shows” em seu estabelecimento, mas que não foi cumprido ao longo do tempo (piorando ainda mais a situação). Além do mais, o DCE-LF tinha uma dívida de 13 mil reais referente ao IPTU que não foi pago durantes alguns anos e que com a ajuda do Sindicato este valor foi isento durante 10 anos, mas que voltará agora em 2013.
        De 2001 até os dias de hoje, para se manter ativo e com dinheiro em caixa para realizar todos os eventos sociais e culturais que organiza, o DCE-LF realizou eventos sem o aval da prefeitura, corpo de bombeiro e fiscais federais, acarretando diversos boletins de ocorrência que deixaram a atual gestão de mãos amarradas.
        Infelizmente, hoje o DCE-LF se encontra OFICIALMENTE INTERDITADO POR TEMPO INDETERMINADO devido à seqüência de B. Os recebidos ao longo do tempo, totalizando em mais de 10 B.Os e uma dívida atual de 16 mil reais.

O que fazer?

        A única forma do DCE-LF continuar sendo dos estudantes por direito, sem nenhuma restrição é uma reforma. Atualmente a atual gestão possui projetos e idéias para que o diretório possa voltar à ativa. Sendo assim, terá que acontecer uma grande reforma que está girando em torno de 80 mil reais. Para isso, pedimos a compreensão de todos e o apoio mais que urgente de todos os CAs, DAs e AAs para que possamos arrecadar este dinheiro e trabalhar o mais rápido possíveis com projetos para que o DCE-LF em pouco tempo possa ficar 24 horas de portas abertas para todos.

Atenciosamente,

Secretaria Geral DCE-LF"

domingo, 10 de abril de 2011

Remanejamento dos integrantes da chapa

O remanejamento foi realizado visando um melhor desempenho da chapa, inclusive, excluindo membros que não estão ativos e adicionando membros dos campus de Poços e Varginha. Para visualizar a nova formação clique no link "Integrantes da chapa" no menu à direita, disponibilizamos também o e-mail de todos os membros para contato.