quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Observação

Em relação ao que ouvimos da outra chapa:
Teremos o maior prazer em provar qualquer afirmação que tenhamos feito. Não agimos de má fé, não inventamos propostas de última hora, nem fizemos acusações infundadas. Assumimos e nos desculpamos por qualquer erro que nos tenha sido apontado.

Aliás, comentários estão aí pra isso, pessoas. =)

E agora é aquecendo os motores pra Alfenas. Sorte pra todos nós.
Ou como dizem no teatro: merda!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Assim começa a Revolução!!!
    É isso aí galeraa!!!
    Sorte pra vcs!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Lendo as propostas da chapa me deparei com a criação de um cursinho... sabemos que a universidade já mantem um cursinho dentro da faculdade, então a minha pergunta inicia-se dai... Como vcs pretendem instalar esse cursinho? e onde tbm? acho que o dce nao comporta espaço fisico p isso - posso estar errada- mas creio p quem me conhece sabe que nao falo por mal, acho que deve-se ter uma estrutura que naum extravase muito menos minorize a quantidade de alunos para o cursinho. Outra questão, será um cursinho particular, popular ou comunitario justifiquem a escolha por favor.
    Mais uma coisas rsrs, será nos mesmos moldes do cursinho da faculdade? se não o que o diferencia?
    Acho essa proposta interessante, porem de difícil realização, peço p que façam muito bem feito, pois se eh possível construir um excelente braço de apoio a comunidade desde que ele seja gerador de cultura e consciência e não centrado somente na inclusão do aluno na universidade e sim da formação critica do mesmo, pois um 'alienado' assim continuara se nao tiver oportunidade de conhecer a realidade de sua sociedade e tal. Espero que vcs possam fazer uma política de melhoria na educação a fim de lutar para exterminar os tapa buracos - p quem naum sabe "os cursinhos". Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Vou copiar e colar o que está escrito na descriçao da nossa proposta, espero que ajude!

    Proposta: Prestação de serviços universitários – sociedade
    • Como?
    Inicialmente, a proposta e constituída de três frentes, podendo ser ampliada.
    -Cursinho do DCE: aulas voluntárias (sem remuneração) ministradas por acadêmicos e demais interessados. Contendo além de matérias relacionadas ao ingresso na universidade, melhor formação política, para desenvolvimento de senso crítico.
    -Jornada cidadã: Eventos organizados com temas específicos, como orientação profissional, palestras, entre outros.
    -Construção de Hortas em Creches e ONGs: será feita por acadêmicos de cursos ligados a meio ambiente, juntamente com crianças e demais integrantes das instituições que se interessarem na construção.
    • Onde?
    O cursinho e jornada, na sede do DCE, e a horta, nas creches e ONGs.
    • Quando?
    Durante todo o mandato.
    • Com que dinheiro?
    Para os casos que necessitarem, poderá ser feito eventos específicos para geração de verbas, parcerias, campanhas. No caso das hortas, visando o grande interesse, até as próprias creches e ONGs poderão fazer parcerias e campanhas para angariar fundos e materiais.

    ResponderExcluir
  5. Ola Sagara, tudo bem?
    Agradecemos o seu questionamento, está certíssima em perguntar! Bom, o cursinho ocorrerá no DCE a princípio, que pode suportar já que temos que começar de baixo, não adianta pensar algo estrondoso que depois não dê resultado, o crescimento tem que ser gradual. Vejo como diferencial do cursinho da Unifal, os horários flexíveis, pois além de noturno, gostaríamos de colocar diurno também.
    Outra questão é a parceria com a psicologia da Unifenas que topou desenvolver um trabalho de orientação vocacional que consistirá não somente na aplicação do teste, mas em dinâmicas de grupo que ajudará os alunos a conhecer melhor as suas habilidades.
    Espero ter ajudado!
    Att
    Thais Andrade Siqueira

    ResponderExcluir
  6. Sagara, ótima pergunta!
    Inicialmente a idéia é desenvolver no DCE mesmo, como já foi dito pelo Torrico e pela Thais. Espaço nós temos sim, o que nos falta é material (carteiras, por exemplo), que teremos que buscar.
    O diferencial do cursinho da faculdade é principalmente o acesso. O cursinho da Unifal tem poucas vagas e tem um custo (pequeno, mas tem). A idéia é melhorar esse atendimento colocando mais vagas e horários.
    Legal você ter falado sobre o incentivo a acabar com os tapa-buracos, e eu não poderia concordar mais. Acho super errado existir o "4º ano do Ensino Médio". A idéia que tivemos pra isso que está ao nosso ao alcance são as aulas de reforço. Quando discutimos o cursinho, ela surgiu a partir justamente disso, começar o trabalho de baixo.
    Acho que pra todas essas propostas serem realizadas é crucial a articulação com escolas e a universidade (como a Thais comentou, incluindo aí a Unifenas), e é isso que queremos buscar.
    Infelizmente, quanto à fraqueza do ensino de base brasileiro que leva à existẽncia do "4º ano do EM", é um problema que abrange muitos mais do que as nossas atitudes como DCE, mas principalmente a atuação de todos nós na escolha dos nossos governantes e a análise de suas propostas e histórico de atuação deles em relação à educação. Legal lembrar disso principalmente porque as eleições estão aí, oportunidade pra fazer essa análise.
    Temos que pensar globalmente e agir localmente, por isso fazer o que estiver ao nosso alcance para auxiliar na melhoria da educação em Alfenas.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelas respostas, principalmente pq queria mesmo era saber a opinião de vcs alem do que está postado, bem por enquanto eh só.

    ResponderExcluir