terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mesa Redonda de Poços

Hoje, às 20:50h, aconteceu a mesa redonda com as duas chapas no campus de Poços. Embora estivesse prevista para as 18h, devido à ausência de estudantes neste horário foi transferido para o horário de intervalo para atingir o maior público possível.
De início, obrigado a todos que participaram e que auxiliaram na organização, inclusive os professores que liberaram os alunos e o coordenador que nos deu apoio.
A mesa foi simplificada devido ao pouco tempo, consistindo de apenas uma pergunta de uma chapa para outra e as demais abertas para o público. Primeiramente houve apresentação das chapas e de suas respectivas propostas. Nossa chapa focou no fortalecimento do movimento estudantil dentro da universidade e na interação entre o DCE e os estudantes, colocando como principal meta para Poços a criação de um DCE próprio no campus, com autonomia.
Acreditamos que fomos claros e consistentes com relação à nossa campanha e às nossas propostas, e não tentamos mentir quando fomos abordados sobre questões sobre as quais não tínhamos pensado.
Com muita decepção pudemos perceber o despreparo da chapa adversária em relação as questões administrativas tanto do DCE como da Universidade, propondo medidas que não estão ao alcance e nem são função do DCE realizar. Sugerimos que alguns integrantes da outra chapa estudem mais o regimento da universidade e o estatuto do DCE, para realmente conhecer a estrutura e as funções de cada orgão de nossa universidade e assim poder realmente saber a viabilidade de suas propostas.
Também ficamos decepcionados pelo não cumprimento de um “acordo entre cavalheiros” entre as duas chapas no qual concordávamos em não citar gestões anteriores e nem questões pessoais de membros da chapa. Entretanto, como foi citado o assunto queremos realmente esclarecê-lo:
A base de nossa chapa foi fundada por membros que já participaram de antigas chapas e que, no entanto, deixaram de participar por cansarem de batalhar numa chapa ineficiente para manter o DCE em pé. Durante o primeiro semestre foram convocadas várias reuniões do CDD a fim de esclarecer a situação da atual gestão do DCE, nas quais foi concluído que a atual gestão estava inoperante em relação a representatividade estudantil e, a partir disso, foi levantada a ideia de um processo de impeachment e realização de uma nova eleição. Devido a falta de articulação do CDD isso não foi possível, de forma que esperamos até a próxima eleição para tomar a atitude de montar uma nova chapa que mudasse essa situação. Isso pode ser provado pois tais membros que saíram continuaram sendo procurados pelos estudantes e órgãos da universidade para executar funções do diretório e executando-as, apesar de não mais serem membros. Por outro lado, muitos dos membros da outra chapa que já fizeram parte das gestões anteriores, ou simplesmente abandonaram ou foram desligados pela própria chapa devido a falta de participação.
Na mesa redonda, achamos inadequada a forma de participação de membros e simpatizantes de outra chapa ao fazerem perguntas tendenciosas. Haja visto que haviam diversos membros e simpatizantes de nossa chapa no público e não agimos dessa forma. Além disso chegou ao nosso conhecimento que algumas declarações feitas por tais simpatizantes pela chapa adversária eram inverdades.
Vimos uma tendência dos representantes da chapa adversária em fugir dos assuntos das questões e tentar usar o tempo da resposta para explicar outras propostas. No mais, foram evasivos quando tocamos no assunto sobre ingresso de novos membros no coletivo e a transparência de suas reuniões. Houve uma controvérsia também quando disseram que preferem qualidade ao invés de quantidade, uma vez que o coletivo iniciou-se com 50 pessoas. Na réplica enrolaram-se ainda mais ao dizerem que o importante é manter o número de membros, já que é sabido que alguns de seus membros irão se formar no final do ano e que outros tem histórico de abandonar a gestão (como mencionado anteriormente).
Desejamos fazer um processo eleitoral limpo, transparente e honesto, mas não podemos fazê-lo sozinhos. Desde o início fizemos a campanha seguindo esses princípios e tudo que foi amigavelmente combinado entre as chapas. Entretanto, a partir do momento que nos sentimos prejudicados por ataques diretos nos vemos na obrigação e no direito de nos defender e esclarecer quaisquer questões que tenham sido levantadas contra nós.
Pedimos para maiores esclarecimentos procurar a chapa.

Atenciosamente
Chapa Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário